O meu processo

Eu sei que prometi uma postagem antes do Ano Novo, mas quando digo que as coisas aqui estão corridas, é porque estão REALMENTE corridas. Do tipo, ter 10 segundos para compartilhar uma foto e olhe lá. Uma das minhas promessas de 2015, foi não prometer nada enquanto for Au Pair, porque olha .. Mas pretendo fazer 2 posts semanais.
No último post, detalhei a minha chegada na Alemanha e depois a recepção da minha Host Mom. Vou falar mais a respeito dos acontecimentos posteriores (detalhadamente), mas antes quero explicar como funcionou todo o meu processo para cruzar o Oceano.
Pensei em ser Au Pair muitos anos atrás, mas a decisão mesmo só veio depois de cogitar inúmeras formas de dar um tempo do Brasil, de me aventurar pelo Mundo e conhecer tudo o que fosse possível. Então, pensei em trabalhar à bordo de Cruzeiros Marítimos e talvez até o faça daqui há alguns anos, quem sabe? Mas pensei, pensei, pensei mais um pouco – pensar é algo que faço com bastante frequência, e então cheguei à conclusão de que queria ser Au Pair, na Europa.
Muitas agências brasileiras oferecem esse tipo de Intercâmbio para inúmeros Países, posso até relacionar algumas abaixo. Mas eu, optei por uma agência diferenciada chamada “Conta Própria”. É isso mesmo. Eu me cadastrei em um site de Au Pairs bem conhecido, chamado Au Pair World. Ele tem como foco principal a Europa, mas também tem Países como Austrália, Canadá, EUA.
Optei pelo site por razões práticas e financeiras. Primeiro, porque nas agências você tem que obrigatoriamente estar habilitada e eu por pura preguiça não emiti a minha CNH. Segundo, porque a agência inclui taxas onde não existe e no fim das contas boa parte do Pocket Money não cobre os gastos. E terceiro, a espera. Quando você fecha com uma agência, precisa preencher um Application, ter horas comprovadas de trabalhos com crianças e mais um milhão de documentos. Isso tudo leva tempo e só depois você fica Online para as famílias.
Ok Danni, mas sem agência não há tanta segurança e bla bla bla. Claro, porque está todo Mundo tão seguro no Brasil né? Gente, parem de assistir novela. Sim, tráfico humano existe, trabalho escravo também existe. Mas eu conheço pessoas que fizeram a mesma coisa e estão muito felizes, ricas, casadas com seus respectivos Sheik’s – ta bom, sem os Sheik’s, mas a questão é: Tem sim muitas famílias Fakes, principalmente em uns dois sites que me cadastrei antes desse e até hoje eles me mandam emails com salários absurdos de tipo 1000 euros por mês, 1 kid, 2 carros pra você, um boy magia ou dois .. Enfim, tudo golpe. Mas é pura questão de bom senso pra sacar né?
Fiz meu cadastro no Au Pair World, preenchi alguns dados, coloquei umas fotos com crianças e escrevi três “cartas”. A minha descrição conforme solicitação do site, a minha expectativa e a minha carta para a família. No mesmo dia, procurei todas as famílias compatíveis com o meu perfil e enviei mensagens pra algumas. Uma dica pra quem optar pelo uso do site: Selecionem as melhores e mais compatíveis famílias para enviar mensagens, porque existe um limite de envio e quando você menos esperar, o site te barra e você só pode enviar após algumas daquelas famílias responderem (muitas não respondem e você precisa esperar duas semanas para voltar a disparar seu currículo do amor). Outra dica, não mandem a famosa mensagem automática do site. Diferenciem-se. Escrevam um texto curto e personalizado para cada família, dessa forma elas sentirão que você quer realmente fazer parte daquilo. Comigo sempre funcionou.
Então, encontrei a primeira família. Parecia perfeita:
Local: Austrália (WOW)
Família: 5 pessoas
Kids: 2 (um bebê e uma menina de 3 anos) e o filho adolescente que não precisaria dos meus serviços
Responsabilidades: O bebê não ficaria tanto comigo, só eventualmente. Eu seria responsável apenas pela menina. A mãe trabalhava em tempo integral e o pai também, mas ela ficava meio período na escola – período esse em que eu iria estudar, então seria tranquilo. Não precisaria fazer tarefas domésticas (housework), apenas eventualmente ajudar na fazenda com os cavalos e os cachorros – muito amor, ainda me arrependo por não ter ido.
Jornada de Trabalho/Pocket Money: Eu trabalharia 5 horas por dia de segunda a sábado ou 6 horas por dia de segunda a sexta -para totalizar as 30 horas semanais e receberia 150 Dólares Australianos por semana.
Se era bom? Era ótimo e eu ia mesmo fechar com essa família. Mas então comecei a pesquisar o procedimento de visto pra lá e há um tipo específico que eu poderia utilizar para ficar por um ano, o que outras Au Pairs utilizaram. Mas infelizmente o nosso Brasil não está dentro do acordo. Eu também precisaria dirigir e a emissão da minha CNH demoraria muito, eu não estaria com tudo pronto em 3 meses. E também, o fato de a Austrália embora lindíssima ser distante de tudo não ajuda muito.
Então enviei um e-mail sofrido agradecendo-a por me escolher, mas que infelizmente eu não daria continuidade este ano por motivos particulares, mas que poderíamos tentar para o ano seguinte – vai que o Brasil consegue uma brecha :D.
Cerca de uma semana depois, uma outra família entrou em contato comigo – sim, eles entraram em contato. E aqui estou eu.
Local: Áustria (não tem Kanguru aqui meu povo, parem com isso)
Família: 5 pessoas
Kids: 2 (dois meninos de 3 e 2 anos), embora houvesse também uma bebê de poucos meses pela qual eu NÃO SERIA responsável.
Responsabilidades: Ficar com os meninos no período da manhã ou a tarde conforme combinado, praticar outros idiomas com eles e ajudar com algum trabalho básico de casa (básico, básicoooo).
Jornada de Trabalho/Pocket Money: Eu trabalharia 5 horas por dia de domingo a sexta para totalizar as 30 horas semanais e receberia 200 euros + 50 euros (por praticar idiomas com as kids) + 50 euros (por ajudar na casa) + 50 euros (por fazer meu trabalho bem feito). Ok, 350 euros por mês com o Euro em alta, nada mal. E eu poderia fazer alguns trabalhos eventuais assim que aprendesse um pouco de Alemão. Fora casa, comida, roupa lava.. não, eu teria que lavar a minha roupa, mas nada de despesas extras com Internet, telefone. Tudo por conta da família.
Então .. Match!
Vamos para a parte legal.
Como muitos sabem é permitido ficar na Europa por até 90 dias sem visto, mas é claro, você precisa provar que tem grana pra se manter durante esse tempo, assim como um lugar para ficar.
Na Áustria há um visto específico para Au Pair. Dois na verdade, um de 6 meses que você pode solicitar no Brasil mas não pode prorrogar, e um de 1 ano que deve ser solicitado diretamente na Áustria com alguns documentos “legalizados”.
Corri atrás da minha certidão de nascimento e por não ter sido emitida em SP, tive que mandar para o Itamaraty em Brasília junto com o meu atestado de antecedentes criminais. Contei com a ajuda de um despachante porque esses documentos poderiam levar até 30 dias para voltar, então sem chance. Com o despachante, recebi os documentos de volta em 4 dias.
Com eles em mãos, fui ao consulado da Áustria e solicitei a legalização para obtenção de visto em território austríaco. Elas concederam, paguei 80 Euros e poderia retirar no dia seguinte. Assim o fiz. Mas estava ciente de que por não ter o visto, teria que dizer na imigração que estava indo a turismo e por isso utilizei um método muito comum nesses casos.
A família pagou a minha passagem e o valor será descontado mês a mês. Apesar de não ter sido tão cara, já que conseguimos uma promoção bacana.
Sim, tenho muita coisa pra falar ainda. Sobre a família, o trabalho, sobre essa nova vida e as curiosidades da minha atual cidade.
Mas isso fica pra outro dia. Amanhã à tarde FINALMENTE vou pra Vienna, e essa viagem será decisiva com relação aos meus próximos meses na Áustria.
Deixo aqui alguns links que podem ajudar.
Até mais galerê! Até o próximo post (Segunda-Feira haha).

Links:

http://www.aupair.com/pt – Para Infos sobre o programa de Au Pair na Europa. Essa é a página de Portugal pra facilitar, mas tem para todos os Países.

http://www.itamaraty.gov.br/index.php?lang=pt-br – Site do Itamaraty para infos gerais sobre permanencia em outros Países.

http://www.portalconsular.mre.gov.br/legalizacao-de-documentos/ – Também Itamaraty, mas a parte de legalização de documentos. Ah, se precisarem de despachante eu posso indicar o que me ajudou. Bom e Barato.

http://www.edreams.com.br/ – Site onde encontrei minha passagem. Claro, tem diversas opções como Decolar, Submarino, e etc.

http://consulados.com.br/ – Para encontrar o consulado do País para onde desejam ir. Sério, eu recomendo sempre obter informações direto no Consulado antes de qualquer coisa.

http://www.ci.com.br/trabalhar-no-exterior/au-pair – Uma das agências que possuem o programa de Au Pair para a Europa.

https://www.aupair-world.net/ – Site magia. HAHA

Deixe um comentário