Curiosidades e Utilidades – Klagenfurt

Nem sei quantos posts estou devendo, mas gente o tempo está mega curto por aqui esses dias.
Hoje farei um post sobre as coisas legais/curiosidades da cidade onde moro atualmente.
Klagenfurt – capital da Caríntia, é uma cidadezinha pitoresca no Sul da Aústria, com mais ou menos 100.000 habitantes. Fica na borda da Itália e da Slovenia. A atração da cidade é o Lago Wörthersee – que ainda não fui conhecer por pura falta de tempo, mas quando eu for postarei uma foto.
E essas são informações que você consegue no tio Google, tia Wikipédia e variados. Vamos ao que interessa:
Transporte – Meu primeiro contato com o transporte público da cidade aconteceu logo após eu sair da estação de trem com meia tonelada de malas. Eu estava acostumada com os ônibus lotados dia e noite em São Paulo, sem ar condicionado e coisas do gênero, com um cobrador sentado – e dormindo na catraca, batendo uma moedinha pra avisar pro “motô” seguir viagem. Aqui os ônibus são bem diferentes, porém semelhantes aos de Curitiba.
É padrão: 3 entradas. Dianteira para aqueles que não possuem o cartão ou bilhete válido e precisam comprar um novo com o motorista (não tem cobrador meu povo!). Você paga € 2,10, ele aperta um botão e sai de lá um papelzinho mágico que te dá direito a pegar quantos ônibus quiser dentro de 60 minutos. Na porta do meio existem dois botões na parte externa, que podem ser acionados caso esteja com um carrinho de bebê (meu caso), ou em outras situações. Isso ajuda bastante. Mas claro que tanto por essa porta quanto pela traseira, entram pessoas que tem o cartão e vão passá-lo na máquina para contabilizar os 60 minutos ou as que tem o bilhete ainda válido. Lembrando que, o valor cobrado no cartão é menor que o valor pago em espécie, €1,40.
A parte estranha disso tudo é o fato de não haver uma catraca. Exatamente, não tem. Mesmo que você entre pela porta da frente não terá que passar em catraca nenhuma. Aconteceu comigo de entrar normalmente e sentar para procurar as moedas – que sempre perco. Nisso, comecei a conversar com uma guria e quando percebi era a minha parada. Corri e desci do ônibus, só depois lembrei que não tinha pago. Mas isso também pode ser perigoso porque embora não tenha esse controle padrão, existem controladores em toda a cidade que podem pegar o mesmo ônibus a qualquer momento e solicitar o seu bilhete. Eles conferem para ver o horário e se estiver tudo ok, ótimo. Se você não tiver o tal bilhete ou cartão para ele conferir na máquina e comprovar, meu(a) amigo(a) você terá que desembolsar € 60,00 Fischer’s pelo abuso. “Ah e se eu não tiver? Vai me obrigar?” Sim, vai. Desde pegar teu passaporte e anotar, fazer cópia, envolver polícia e etc. Ou seja, não tente dar uma de esperto, principalmente no centro e região.
Fora isso, os ônibus são bem confortáveis. Todos os bancos são acolchoados, possuem aquecedor, locução entre uma estação em outra. E você nunca ficará pendurado na porta devido a quantidade de pessoas.

BIPA – Ah, como fazer esse post sem mencionar a BIPA? Essa perfumaria é o resumo daquele Slogan batido: “Pensou em amor, pensou em BIPA”. As coisas lá são extremamente baratas, tipo um perfume desses importados que vocês costumam pagar centenas de reais e eu posso comprar pela bagatela de € 20,00, ou aquele rímel dos sonhos que não sai nem se você cortar os cílios por € 4,00. Além disso, você também pode revelar fotos digitais lá e pagar € 0,39 por foto, ou fazer o cartão de cliente BIPA pra ter descontos ainda maiores. Não dá pra explicar muito por aqui, só vendo pra crer gente.

Shopping Center – Mesmo sendo uma cidade pequena, nós temos sim um shopping center e com uma variedade imensa de lojas. Eu mesma fiz umas aquisições incríveis mesmo com grana curta em uma loja chamada Forever 18. Bolsas que custam no máximo € 12,00, cachecóis e luvas entre € 1,00 e 3,00, tricots por € 8,00, botas por € 15,00 e assim caminha a humanidade. Quando o assunto envolver presentes, temos uma loja de variedades chamada Nanu Nana, também a Thalia e outras. Tem de tudo também. E eu não podia esquecer, tem também uma loja chamada Chocolate onde eles fabricam um chocolate – ah vá, exclusivo e com preço camarada, vale muito a pena conferir caso queira se deliciar ou presentear alguém – só não presentei babacas, por favor. Agora se você é ryco(a) – diferente de quem vos escreve que vive com salário de au pair, poderá fazer a festa em lojinhas como Louis Vuitton, Chanel, Swarovski.. Sonho meu!

Mc Donalds/Café – Eu não sou a maior fã de Mc donalds, mas confesso que nos primeiros dias aqui ele me salvou. Demorei para me adaptar à rotina da família – se é que já me adaptei, e por isso sempre corria lá pra comer algo. O preço é muito bom: Hamburguers por € 1,00 e € 2,00, caixa com Nuggets por € 3,00, e combos por € 5,00 e € 6,00. O mesmo vale para o Mc Café, que fica no mesmo lugar e os preços não excedem € 6,00. Vale a pena dar uma conferida.

WIFI – A maioria dos restaurantes, cafés, lanchonetes e espaços públicos fechados possuem Wifi. Inclusive a parada de ônibus da Estação de Trem. Mas no Mc Donalds por exemplo, por algum motivo nunca consigo conectar. Nos outros, a senha é a primeira coisa que peço ao chegar. Ah, importante: Wifi aqui é conhecido como WLan.

Bollwerk – É a única balada da cidade. Temos diversos Pubs excelentes aqui – sou fã dos Pubs Irlandeses, do Valentin’s e do Miguelitos, também com música, adoro a maioria. Mas balada mesmo, com direito a DJ, “Putz, Putz”, Pole Dance, Pista, Gogo Boys e Girls, a Gretchen – não pera, e todo o resto, só no Bollwerk. Passei a noite de Ano Novo lá, foi onde conheci algumas pessoas com quem saio regularmente. No geral, tem muito adolescente por ser uma balada permitida para maiores de 16 anos, mas se o que você procura é ouvir um som nesse estilo sem se importar com a garotada, é bacana. A entrada custa € 5,00 e as bebidas não são tão caras. Tem Wlan/Wifi.

Ah, uma observação o que chamamos de “Feira Livre” no Brasil, acontece todas as quintas pela manhã e tem de tudo: Menos gente gritando que 1 kg de banana custa R$ 2,00. Sério, é muito diferente do que estamos acostumados. Ah, não sei se isso é da época de vocês leitores, mas eu quando criança assistia uns desenhos tipo Tom & Jerry e os personagens vez ou outra colocavam uma garrafas fora de casa e no dia seguinte havia leite nelas. Eu sempre quis fazer isso, e agora eu faço porque aqui é assim (na feira). \o/

Isso é tudo por enquanto, existem muitos lugares da cidade que ainda não conheci e assim que o fizer, teremos um novo post. Vejo vocês em breve, obrigada por acompanharem. Abaixo algumas fotos. Super beijo!

Feira no Centro

Feira no Centro

Mc Café :D

Mc Café 😀

ônibus hehe

ônibus hehe

Parada de ônibus - Minha parada

Parada de ônibus – Minha parada

Feira Livre

Feira Livre

Coisas que comprei na BIPA pra testar e não custaram nem 5 Euros.

Coisas que comprei na BIPA pra testar e não custaram nem 5 Euros.

Perfumaria do amor!

Perfumaria do amor!

Ônibus

Ônibus

Teatro no Centro

Teatro no Centro

Catedral no Centro

Catedral no Centro

Shopping Center

Shopping Center

Shopping Center - Interno

Shopping Center – Interno

Mesa do Bar 80s

Mesa do Bar 80s

Irish Pub

Irish Pub

Mc Donalds

Mc Donalds

Ahhh, compras <3

Ahhh, compras ❤

Shopping Center - Externo

Shopping Center – Externo

Deixe um comentário